quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Porto Seguro e o Marco do Descobrimento - onde tudo começou...

Para chegar em Arraial D'Ajuda o aeroporto mais próximo é o da cidade de Porto Seguro e como o pequeno distrito e a cidade são próximos (cerca de 15 minutos de travessia de balsa), resolvemos almoçar em Porto Seguro para então passearmos na Cidade Alta, onde fica o Centro Histórico, o Farol e é claro, onde está cravada a pedra marco do Descobrimento do Brasil. 




Um pouco de história:  "Cabral avistou a terra firme em 21 de abril de 1500, conforme a carta de Pero Vaz de Caminha: “…na distância de dez léguas onde tínhamos levantado ferro, acharam os ditos navios pequenos um recife com um porto dentro, muito bom e muito seguro, com uma mui larga entrada”. O Monte Pascoal, 62 quilômetros ao sul de Porto Seguro, era o lugar avistado.

Devido a condições climáticas tempestivas, Cabral e sua esquadra rumaram para o norte à procura de um porto seguro. Após 60 quilômetros de navegação em águas brasileiras, as caravelas encontram um recife, Ilha de Coroa Vermelha, com um porto dentro, largo e seguro, Baía Cabrália, onde lançaram as âncoras. 

Em 22 de abril, os portugueses desembarcaram e deu-se o primeiro passo no Novo Mundo, que foi chamado de Terra de Vera Cruz. O nome Brasil foi dado pelos portugueses, que queriam fazer uma cruz e iniciar uma pregação religiosa. A madeira encontrada para a construção foi a da árvore Ibirapitanga, que na língua tupi-guarani, quer dizer pau-brasil. Assim, surgiu a inspiração para batizar a terra com o atual nome do país." Fonte e maiores informações clique aqui

 Igreja Nossa Senhora da Pena

 Igreja de São Benedito

Igreja da Misericórdia

O monumento que marca a chegada dos portugueses ao Brasil está localizado na Praça Pero Campos de Tourinho, no Centro Histórico da Cidade Alta, exposto ao ar livre é o núcleo de um belo lugarejo onde lindas casas coloridas tombadas pelo patrimônio histórico e também três igrejas nos remetem ao passado deste maravilhoso país chamado Brasil. 




A Igreja da Misericórdia é considerada a Igreja mais antiga do Brasil, data de 1526, ela foi reconstruída em 1535 e o estilo que vemos hoje se deve à reforma feita em 1776. As casinhas coloridas ainda são habitadas, algumas até são vendidas por verdadeiras fortunas, sendo a única exigência manter o estilo e as cores, já que cada cor simboliza o início e o fim das residências. Durante o passeio conhecemos exemplares do pau-brasil, aprendemos um pouco da cultura Tupiniquim e apreciamos a espetacular vista que se tem do local. 

 Eu agarrada no pau-brasil com a Igreja da Misericórdia aos fundos



O passeio foi bem produtivo, ainda mais pelo fato de termos escolhido o período vespertino, o local já estava com poucas pessoas, deu para explorar melhor e tirar várias fotos sem "intrusos". Pegamos um guia lá mesmo que nos explicou um pouco da história, pagamos um valor simbólico e ele deu uma explicação rápida, depois ficamos livres. Ele nos falou que pela manhã é muito movimentado, é o horário que chegam as excursões, então para quem for por conta, o ideal mesmo é ir à tarde, o único contratempo vai ser que os estabelecimentos comerciais já estarão quase todos fechados. 

 


Estando lá onde tudo começou e vislumbrando toda a maravilha que os portugueses encontraram ao chegarem aqui, bate aquele momento de reflexão... Um país espetacular por natureza, que tinha tudo para dar certo acabou caindo nas mãos de pessoas mal intencionadas que por ganância e sede de poder estão destruindo esta terra segura, pois somos privilegiados, quase não temos catástrofes naturais, nosso povo - na sua essência -  é um povo bom e trabalhador, mas o único problema é que não sabemos a força que tem nosso voto, desconhecemos o poder que temos e acabamos descuidando desse bem valioso que é nossa nação. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário