sexta-feira, 11 de maio de 2018

Valle de La Luna e Valle de La Muerte

Muito amigos me perguntam: qual passeio você mais gostou quando viajou para o Atacama? E eu respondo: não sei. Não sei porque todos são maravilhosos e cada experiência é única, agora um passeio que não pode deixar de ser feito é pelo Valle de La Luna e Valle de La Muerte. 



O que é o Valle de la Luna?

"A 17 km do povoado de San Pedro de Atacama encontramos um dos cartões postais do deserto, na área da Cordilheira de Sal: o Valle de la Luna.
Com formações milenárias provocadas pelas inundações e ventos, o vale acaba por ter uma das paisagens mais extraordinárias do Atacama. Possui colorações e texturas únicas e por muito tempo foi comparado com a superfície lunar e por isso o nome.
Para entender melhor como tudo isso foi formado e sua geologia particular, precisamos voltar a mais de 500 milhões de anos. Quando essa área ainda era continuidade do Oceano Pacífico. Desde uns 120 milhões de anos atrás, foi iniciado a construção natural da Cordilheira dos Andes e Domeyko.
O resultado dessas elevações foi um imenso lago de águas salinas que foi sendo evaporado lentamente pelo calor do sol. Isso somado aos sucessivos terremotos, erupções vulcânicas e desdobramentos foi aos poucos dando forma ao que vemos hoje. Atualmente, os ventos superiores aos 60 km/h continuam moldando lentamente a paisagem." (Fonte: clique aqui).

Cada agência tem sua forma de organizar os tours pelos Valle de La Luna e Valle de La Muerte, nós contratamos a agência Araya Atacama, não é uma das mais baratas, mas vale quanto se paga, pois tudo é muito organizado, sempre chegávamos antes dos grandes grupos aos locais de expedição, o que rendia lindas fotos sem pessoas intrusas no semblante. No Valle de La Luna há diversos tipos de passeios, trekking com ou sem emoção, passeios de bicicleta, etc... Claro que o nosso grupo escolheu o trekking com emoção, no começo eu quase morri de medo de me arrebentar, mas no final valeu a pena, pois presenciei um dos mais belos espetáculos da natureza que já vi em toda a minha vida. 



Antes de seguirmos o passeio para o pôr do sol no Valle de La Muerte passamos rapidinho pelas Três Marias  - esculturas feitas pela própria natureza, quem for um bom observador consegue ver o formato de uma mulher rezando ajoelhada, outra carregando o menino Jesus e a terceira figura está curvada, arrependida.


Finalmente o aguardado pôr do sol no deserto acompanhado de um maravilhoso coquetel regados a muito vinho chileno e o melhor, num cenário de tirar o fôlego, o imponente Valle de la Muerte - que leva esse nome porque as pessoas entendiam errado o francês que o batizou, mesmo falando marte, as pessoas compreendiam morte. E, por isso, é chamado de Valle de la Muerte. Já outros afirmam que a Nasa já fez experiências por lá e confirmou ser a superfície do Vale muito parecida com a do Planeta Vermelho. No entanto, existe outra história que alega que o nome Muerte deriva do fato de um dos governadores passados ter jogado muitas pessoas naquele precipício e tê-las levado à morte. 




Independentemente da origem do nome do Vale posso garantir que é um dos melhores passeios a se fazer no Atacama, pois temos uma pequena ideia da dimensão e das reais características do deserto. Uma dica, leve muita água, roupas e sapatos confortáveis par andar, filtro solar, óculos de sol, boné e celular com lanterna, pois a primeira parte do passeio é a travessia de cavernas muito escuras. E viva o Deserto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário