sábado, 19 de maio de 2018

Lagoas Altiplânicas e Pedras Vermelhas

Outro passeio marcante pelo Atacama. Com altitude máxima de 4.300 metros, a dica de ouro é bebericar chá de coca durante o percurso e água, muita água. Antes de irmos observar as Lagoas Miscanti e Meniques, Salar de Talar (Pedras Vermelhas) e  Laguna Tuyacto, fizemos uma parada para um delicioso café da manhã, sempre com paisagens de tirar o fôlego. 




A parada técnica para o café da manhã é feita por vários grupos na Laguna Tuyajto, tivemos a sorte de chegar bem cedo e sermos o único grupo, assim aproveitamos bem, tiramos fotos e degustamos o café da manhã com o magnífico azul turquesa do lago com as montanhas no semblante, foi algo mágico.

Eu já falei que me impressionei com a consciência ecológica do povo chileno, sempre respeitando os limites impostos para chegar perto das lagoas, tiramos fotos lindas e nos impressionamos com a riqueza da natureza. Em seguida partimos para o mirador da Laguna Miscanti, onde tivemos uma verdadeira aula sobre preservação ecológica do nosso guia Jesus. 



O percurso por toda a estrada já é uma verdadeira atração, onde podemos observar montanhas nevadas e a fauna local, que é composta de muitas vicunhas, que são bichinhos como as lhamas, só que selvagens. Logo em seguida fomos para um dos pontos altos e mais lindos do passeio, a Laguna Miñiques, onde tirei a foto tão sonhada que eu sempre via nos blogs sobre o Atacama. 


E depois de tantas paisagens de tirar o fôlego - Piedras Rojas - que infelizmente, por imprudência de brasileiros foi fechado, e agora só podemos observar de longe, sempre foi proibido entrar na lagoa, e o que fizeram? Entraram na lagoa para fotos e aventuras e o parque foi fechado, por isso que é sempre muito importante respeitarmos os ecossistemas e principalmente as regras de cada país. Agora ninguém consegue usufruir completamente como quando estava aberto, mas mesmo assim foi uma experiência única. 






Com o fim do passeio nada melhor que um bom almoço, que foi oferecido pela agência Araya Atacama no Restaurante Bendito Desierto, no centro de San Pedro de Atacama. O passeio com café da manhã e almoço incluídos (e vinho, muito vinho), teve o custo de CLP 65.000 (sessenta e cinco mil pesos chilenos) por pessoa, além de CLP 5.000 (cinco mil pesos chilenos) para entrada nos parques. 


Com certeza, uma das expedições que não pode faltar para quem pretende curtir as belezas do deserto, e como aprendemos a dizer - Viva o Deserto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário