sexta-feira, 20 de abril de 2018

Deserto do Atacama - Lagoas Escondidas

Eu estou aqui traçando um esquema logístico para tentar descrever tudo que eu e a Daia vivenciamos nos oito dias que dedicamos para conhecer todas as maravilhas de um Deserto que eu optei por chamar de Oásis, estou falando do Deserto do Atacama. Chegamos a San Pedro de Atacama em 30 de abril de 2018 e, a partir de então, cada dia foi uma dádiva, paisagens, amigos e, acima de tudo, experiências de vida. 




A melhor maneira de definir um pouco de nossa experiência é resumir cada passeio, pois impossível exprimir em palavras um dos melhores capítulos do nosso diário de viagens. Para chegar a San Pedro de Atacama pegamos um voo até Calama, cidade que fica a 100 km de San Pedro (é o aeroporto mais próximo). Há várias maneiras de chegar a San Pedro, alugando um carro, indo até a rodoviária de Calama e comprando passagens de ônibus convencionais ou reservando um transfer, como estávamos muito cansadas optamos pelo último, e a agência de viagem que fechou todas as nossas expedições indicou a Transfer Pampa, e pagamos cerca de $ 10.000 pesos chilenos por pessoa só a ida, pois não iríamos retornar por Calama (isso custa aproximadamente R$ 60,00). 


Sem mais delongas vou descrever nosso primeiro passeio - As Sete Lagoas Escondidas de Baltinache  -  são um conjunto de lagoas com grande concentração de sal, envolvidas por uma grossa camada de sal que torna ainda mais intensa a coloração de suas águas. Como consequência disso, a água fica mais densa que o nosso corpo e, por isso, não afundamos




É sério... Até quem não sabia nadar entrou, porque é impossível afundar, a guia nos explicou que as lagoas contém mais concentração de sal que o Mar Morto. Resolvido o mistério de Jesus ter caminhado sobre o mar. Leva cerca de uma hora ou uma hora e meia para percorrer as sete lagoas (tudo vai depender da demora das paradas para fotografias), e quase uma hora para relaxarmos nas lagoas onde é permitida a entrada, depois finalmente nos secamos e fomos desfrutar do maravilhoso coquetel regado a muito vinho chileno que nos foi proporcionado. 

Para esse passeio é muito importante passar filtro solar uma hora e meia antes da chegada ao parque - é realmente impressionante a conscientização ambiental da população local -  levar óculos de sol, chapéu ou boné, roupas e sapatos leves e confortáveis, e, muita água SEMPRE. No início do passeio venta um pouco, mas depois nos aquecemos com a caminhada e entramos tranquilamente na lagoa, embora a água seja um pouco gelada logo se acostuma.  



Uma experiência que não pode passar em branco para quem visita San Pedro de Atacama, embora o corpo fique pinicando e cheio de sal é algo único (quem quiser pode tomar duchas de água doce na saída do parque e é proibido o uso de sabonetes e quaisquer outros tipos de cosméticos). Nem as fotos e, como já escrevi acima, nem as palavras podem explicar. E aí? Empolgados para os próximos capítulos? 
Viva o Deserto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário