terça-feira, 6 de junho de 2017

Memorial 11 de Setembro

Um lugar que choca, assim pode ser definido o Memorial 11 de Setembro de Nova York, que foi construído para homenagear as vítimas dos ataques terroristas ao World Trade Center em 2001 e também para as vítimas do ataque ao WTC em 26 de fevereiro de 1993. 



Na minha viagem anterior a NY no local haviam somente tapumes, ele ainda estava sendo construído, aberto ao público em 11 de setembro de 2011 é de livre acesso para qualquer pessoa que deseje prestar suas homenagens. Para entrar no museu sim é que se cobra uma taxa de U$ 24,00. Cerca de 3.000 pessoas perderam suas vidas e seus nomes estão gravados em bronze nas duas piscinas que formam o núcleo do Memorial, que foram construídas nos pontos exatos onde ficavam as torres gêmeas. 



O clima é bem pesado, senti um "baque" quando cheguei, é bem estranho, parece que somos tomados por uma fraqueza, emoção e tristeza sem fim, que se intensificam quando adentramos o museu e vimos ruínas das torres, da escada dos sobreviventes, ouvimos os áudios das caixas pretas dos aviões e lemos os relatos que antecediam a morte das vítimas. 



O trabalho de conservação e principalmente de captação de tudo que sobrou da tragédia foi intenso e bem feito, roupas, calçados, e os mais diversos acessórios encontrados no local estão expostos, inclusive um dos caminhões do corpo de bombeiros quase que totalmente destruído. 



Ao observar as colunas e demais ruínas das Torres percebe-se a grandiosidade da engenharia que se reduziu a pó, o que demonstra a fragilidade do ser humano diante do terrorismo. O Memorial 11 de Setembro está aberto diariamente das 07:30 às 21:00 e no dia 11 de setembro o Memorial está aberto ao público das 15:00 até meia-noite. Um lugar que por toda sua carga histórica vale a pena conhecer, mas que eu nunca mais quero retornar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário