terça-feira, 4 de outubro de 2016

Puerto Vallarta

Reza a lenda que as Estrelas de Hollywood descobriram esse paraíso tropical da Baía Banderas na década de 60, já nós o descobrimos este ano. Estamos falando de Puerto Vallarta (lê-se "vaiarta"), localizado na costa do Pacífico, Estado de Jalisco - México. Anteriormente denominado Puerto Las Peñas, a partir de 1918 em memória ao notável advogado e ex Governador de Jalisco, Don Ignácio Luis Vallarta, passou a chamar-se Puerto Vallarta. 


Ao chegar em Vallarta, saindo do aeroporto, tivemos uma ótima impressão, os canteiros centrais repletos de palmeiras mesclados com a farta rede hoteleira e lojas de renome mundiais já anunciavam o que nos esperava, um lugar que se mostra lindo desde o início. O melhor ainda estava por vir, a parte mais fenomenal do balneário, a cidade velha - Viejo Vallarta ou Vallarta Romântica, um centro histórico maravilhoso, que preservou a essência das vilas mexicanas com um visual de tirar o fôlego, tanto pela parte colonial como pela vista magnífica do Pacífico. 




O ideal é hospedar-se perto do Malecón, calçadão à beira mar onde tudo acontece, lá estão os melhores bares, restaurantes, lojas de souvenires e o pier, de onde saem táxis aquáticos que transportam os turistas para as mais diversas praias desertas que cercam a baía. Logo em seguida a badalada praia de Los Muertos atrai muitos turistas que buscam por entretenimentos, bons drinks e o melhor, paz. Neste local, diferente da maioria das praias do Caribe os vendedores ambulantes não molestam os turistas e, se porventura, molestarem, os funcionários do bar que se escolhe para passar o dia colocam placas com o dizer "No Gracias", o que já indica que as pessoas querem sossego. 




Escolhemos um Hotel Boutique para passarmos nossos dias em Puerto Vallarta (Hotel Boutique Rivera del Rio), e confessamos: foi uma das melhores partes, instalado num casarão muito charmoso, com atendimento nota 1000, conforto acima do esperado, podíamos usufruir de toda a estrutura, com uma vista maravilhosa para a pequena Isla Río Cuale, uma ilha no rio que corta a cidade. Nesse hotel os hóspedes sentem-se em casa, ficam com as chaves das portas principais e podem preparar seus próprios drinks, é incrível como nos deixam à vontade, criando um ambiente de total confiança.  


Alguns passos do Hotel está a entrada da praça cuidada pelos moradores, com escadarias que levam às ladeiras onde os mais belos registros de toda a Vallarta são feitos. E, para quem adora artesanatos, é lá onde as barraquinhas forradas de Catrinas, roupas com estampas de Frida Kahlo e caveiras que remetem ao dia dos mortos estão localizadas. 




Puerto Vallarta eleita como recanto turístico de canadenses e norte americanos ainda não foi descoberta por brasileiros. Diferente do que muitos pensam, o México vai além de Cancun, existem lugares impressionantes nesse país que respira cultura e belezas naturais, impossível assim, descrever todas as experiências que vivemos em um único post, então aguardem, muitas coisas boas virão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário