domingo, 23 de outubro de 2016

Guanajuato

Guanajuato é uma cidade mexicana, capital do Estado que leva o mesmo nome. Nossa estada foi de apenas um dia, pois estávamos de passagem rumo à Guadalajara. Optamos por fazer um passeio turístico que incluía os principais pontos de interesse.


Iniciamos a visita passando pelos tradicionais tuneis na cidade, alternativas para fazer com que o transporte pudesse fluir, pois suas ruas estreitas, geralmente em forma de ladeiras, dificultam muito a passagem dos veículos, depois de muitos tuneis chegamos ao Museu das Múmias, construído atrás do cemitério municipal, tem uma proposta bem interessante, para não dizer macabra. 




Tendo em vista a geografia peculiar de Guanajuato, não seria possível construir na cidade um cemitério com jazigos horizontais como somos acostumados a ver, como é um tanto trabalhoso cavar buracos na rocha, a municipalidade criou um sistema de tumbas no estilo gavetas, um prédio cheio de gavetas mortuárias, e não importa a classe social, todos em Guanajuato têm o mesmo destino - as gavetas. Após cinco anos do falecimento, as autoridades entram em contato com a família do "de cujus" fornecendo as seguintes alternativas: incineração do corpo, entrega do corpo para a família levar pra casa (o que eu achei how bizarre), ou, se estiver bem conservado, exposição junto ao museu.


O guia nos explicou que as condições das rochas e o clima da cidade ajudam na conservação dos corpos e por isso tiveram a ideia de criar o famoso museu, que faz com que todos que cheguem em Guanajuato perguntem: ?Donde están las momias? Outros relatos da origem do Museu são encontrados na internet, agora resta a dúvida, acreditamos nos contos que ouvimos por lá, ou no que encontramos na web?





Após fomos para uma mina desativada de extração de pedras preciosas, Guanajuato também é famosa pelos seus quartzos e diamantes. Seguimos para o Museu da Inquisição onde estão expostos os mais bizarros instrumentos de tortura, o clima é realmente pesado, pois com tais petrechos muitos foram torturados até a morte. 



O local onde atualmente encontra-se o Museu da Inquisição foi disputado no passado por várias famílias milionárias do ramo de extração de diamantes, mas quando uma delas conseguiu se apossar do local iniciando as escavações, ao invés de pedras preciosas encontrou instrumentos de tortura do século XVI. No que pese a bela vista que apreciamos, como já falei o clima é tenso e saímos muito tristes e "carregadas" ao saber que tantas atrocidades foram praticadas, para banir os considerados hereges pela igreja. 





Calma gente, nem tudo é desgraça em Guanajuato, após tantas coisas medonhas partimos para o que é considerada a parte mais linda da cidade, o Monumento El Pipila. 



Monumento construído no topo de Guanajuado é uma homenagem a Juan José de Los Reyes Martínez Amaro, melhor conhecido como El Pípila, foi mineiro e teve participação importante na Independência do México. A vista panorâmica que se tem da cidade é linda, e há um teleférico no centro que nos deixa exatamente aos "pés" de Pípila, fomos duas vezes, uma para apreciar o pôr do sol e outra para buscarmos artesanatos e souvenires, pois há uma vasta área de artesãos. 





E para finalizar o post e também o tour por Guanajuato nada melhor que uma parada básica nas docerias mexicanas, onde as Glórias - melhores balas de nozes com doce de leite do mundo - fazem o maior sucesso, são licores e uma diversidade de doces que nos deixam com água na boca. Um lugar que com certeza deve ser melhor explorado, e que renderá outra postagem, pois, quando chegamos estava rolando o Festival Internacional Cervantino, o que atrai milhares e milhares de turistas todos os anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário