quarta-feira, 10 de junho de 2015

Museu Botero

O Museu Botero é parada obrigatória para quem visita La Candelária ou Centro Histórico de Bogotá, além de reunir as obras de Fernando Botero há exposições permanentes de obras de Picasso, Salvador Dali, Marc Chagall, Juan Miró, Edgar Degas, Henri Matisse, Claude Monet entre outras que foram doadas pelo próprio Botero e foi o máximo poder observar não apenas a infinita coleção "rechonchuda" que caracteriza o estilo do artista.




Eu me encantei até com a casa que abriga o museu, ela é muito fofa, aconchegante e receptiva, tudo é muito limpo e organizado e a vista para o Cerro Monsserate é fantástica.




Na entrada principal do museu está a escultura da mão gigante de Botero, mão gêmea da que está exposta no Passeio de Castellana em Madri. Na minha opinião uma das obras mais "fofas" de Botero é a Monalisa, e como as fotos são permitidas fotografei quase tudo.




Certa vez Botero foi questionado acerca da característica um tanto quanto obesa presente em toda a sua vasta obra, então ele respondeu que não pinta gordos, apenas quer preencher espaços e procura assim, exaltar a vida. Boa resposta não acham? 




A entrada é gratuita e o museu não abre nas terças-feiras, para quem tiver interesse vale à pena conhecer os museus da Casa de La Moneda que ficam ao lado do Museu Botero, aproveitar para provar a culinária colombiana já que nas proximidades há vários restaurantes típicos e com preços bem atrativos, e, é claro, visitar o Centro Cultural Gabriel García Márques que conta com uma biblioteca grande onde encontramos quase todos os livros do autor e onde se localiza o único espelho d'água artificial e em bom estado de conservação da capital colombiana, já que os que estão espalhados pelo centro histórico acabaram se tornando local de banho dos moradores de ruas, ocasionando a deterioração dos mesmos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário