sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Coyoacán e Museu Frida Kahlo

Coyoacán é um gigantesco e atraente subúrbio da Cidade do México, nele conhecemos duas de suas melhores atrações o Parque Viveros e o encantador Museu de Frida Kahlo. O parque tem a extensão de 38,9 hectares e está localizado no extremo oeste da cidade e próximo da Cidade Universitária. Ele possui cinco entradas e quando o assunto é a prática de esportes como corrida, caminhada e ciclismo ele é o destino predileto dos moradores da cidade. Passamos por lá para irmos ao Museu Frida Kahlo e pegamos vários eventos esportivos, assim tivemos ideia da dimensão do mesmo e da paz e tranquilidade que ele proporciona. 


Saímos do Parque e fomos direto ao Museu Frida Kahlo, confesso que no começo eu não estava nada interessada, pensei: "mais uma das invenções da Daia", mas pessoas, gente do céu, como eu costumo dizer, eu simplesmente adorei, fiquei fascinada com tudo, especialmente em poder presenciar como foi a sofrida história de vida de Frida Kahlo, poder entender o motivo de suas pinturas e de suas frases de dor. Ficamos simplesmente encantadas com as Cores de Frida! 




O Museu está na famosa casa azul onde a artista nasceu e morreu. Frida Kahlo é a pintora mais original do México, teve uma vida conturbada. Acometida de paralisia infantil, ficou com a perna direita mais fina. Depois, aos 18 anos, quebrou a coluna em um acidente de trânsito que a deixou estéril, pois uma vértebra perfurou seu útero. A dor que ele sentiu por boa parte de sua vida reflete-se em várias de suas obras, em geral agressivas e perturbadoras, e mais ainda nos autorretratos. Em 1929 ela se casou com o muralista Diego Rivera, um grande mulherengo, mas Frida também tinha seus casos, tanto com mulheres como com homens, inclusive Leon Trotsky. Divorciaram-se em 1939, mas casaram novamente no ano seguinte e passaram a morar em casas separadas. Em 13 de julho de 1954, Frida Kahlo, que havia contraído uma forte peneumonia, foi encontrada morta. Seu atestado de óbito registra embolia pulmonar como a causa da morte. Mas não se descarta a hipótese de que tenha morrido de overdose (acidental ou não), devido ao grande número de remédios que tomava. A última anotação em seu diário, que diz "Espero que minha partida seja feliz, e espero nunca mais regressar - Frida", permite a hipótese de suicídio. Seu corpo foi cremado, e suas cinzas encontram-se depositadas em uma urna no Museu, sua antiga casa. (Fontes: Guia Visual da Folha de São Paulo e Wikipédia).


Infelizmente fotos no interior da Casa Azul somente são permitidas sem flash e mediante pagamento de uma taxa, e como as fotos nessas condições e nesses ambientes não ficam boas, decidimos curtir cada instante e guardar os momentos eternamente em nossas mentes. Vários estilistas de grifes famosas já tiveram forte inspiração em Frida Kahlo e há exposições das coleções dos mesmos na casa, citando, salvo engano, Dior e Givenchy. Seguem mais algumas fotos do exterior do Museu: 




E para finalizar cito uma das frases de Frida Kahlo que, com certeza, é uma das minhas prediletas:

"As aparências enganam". 



Nenhum comentário:

Postar um comentário