sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Existe uma frase publicitária que afirma: Santa Catarina é Show! É exatamente o que verificamos ao explorar nosso lindo estado, a Santa e Bela Catarina, como é conhecido, é motivo de orgulho para mim, sim tenho muito orgulho de ser daqui e mais orgulho ainda por não precisar importar cultura alheia para me considerar satisfeita com a terra onde nasci. Nossas belezas naturais são valorizadas nacional e internacionalmente! 




Hoje após quatorze anos resolvi visitar novamente a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, localizado na Praia do Forte (fica bem perto de Jurerê Internacional), o lugar é simplesmente perfeito e as fotos de lá capturadas tornam tudo paradisíaco.  




Um pouco da história do local
"A Fortaleza de São José da Ponta Grossa começou a ser construída em 1740, segundo projeto original do Brigadeiro Silva Paes, funcionando como um dos vértices do sistema triangular de defesa da Barra Norte da Ilha de Santa Catarina. No Século XVIII, contava com três baterias de canhões, armadas com 31 peças de artilharia, que lá se achavam por ocasião da invasão dos espanhóis, ocorrida em 1777, tendo sido praticamente abandonada e depredada após esse episódio histórico. Em 1938, a Fortaleza foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e, em 1992, após a sua restauração, passou a ser gerenciada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Em conjunto com a Bateria de São Caetano, construída posteriormente a leste da fortaleza, é palco de um dos mais belos cenários arquitetônicos e paisagísticos da Ilha de Santa Catarina." Para fonte e maiores pesquisas clique aqui




Vale a pena reservar uma ou duas horas para visitar o local que exala história e com paisagens magníficas, um lugar que foi preservado e tombado pelo patrimônio histórico para manter vivas as memórias do nosso estado. Confiram mais algumas fotos de tirar o fôlego:






E após esse passeio maravilhoso, apenas alimentei mais e mais minha vontade de continuar desbravando nosso estado lindo por natureza e cheio de lugares fantásticos!

Um comentário: