terça-feira, 2 de julho de 2013

Dica de Leitura

Ultimamente, como vocês têm observado, minhas dicas de leitura não se tratam de lançamentos literários, bem pelo contrário, estou indicando alguns clássicos da literatura mundial. Hoje gostaria de expor brevemente a "teoria do absurdo" criada ficcionalmente no livro O Estrangeiro de Albert Camus (1942). 

Mersault, protagonista do romance, narra as situações mornas de sua vida e ao longo da leitura podemos perceber como os fatos de uma vida sem graça se entrelaçam de tal forma a serem capazes de ocasionarem uma tragédia. 

Sinopse: "O Estrangeiro, tão popular porque, à parte ser a seca narrativa das desventuras de Meursault, é também a narrativa das desventuras de um homem do século XX. Uma autobiografia de todo mundo. Mersault leva uma vida banal; recebe, indiferentemente, a notícia da morte da mãe; comete o crime; é preso; julgado; tudo gratuito, sem sentido, apenas mais um homem arrastado pela correnteza da vida e da História."


O grande ponto da obra é a indiferença com que o protagonista encara todos os fatos de sua vida, como por exemplo: a morte de sua mãe, o convite para trabalhar em Paris, o pedido de casamento de Maria e, principalmente, o seu julgamento. 

O autor envolve o leitor de tal maneira que ao chegar ao fim da obra conclui-se unica e exclusivamente que Mersault foi sim injustiçado e sendo mais dramática, quem sabe, uma vítima do sistema.

Um livro que inicialmente parece fraco toma dimensões interessantíssimas e se torna uma leitura interessante e reflexiva. 

Nem todas as fotos deste blog são de minha autoria, caso deseje os créditos por alguma foto ou a sua remoção favor encaminhar e-mail para: crisianiii@hotmail.com

2 comentários:

  1. Amo e sempre vou preferir os clássicos.
    E ainda não li nenhuma obra dele, por isso gostei da dica. Vou ler ;)
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Vale a pena Cris, espero que goste! Bjo.

    ResponderExcluir