domingo, 23 de junho de 2013

Confraria de Junho

O inverno começou oficialmente em 21 de junho e para comemorarmos a entrada da melhor estação do ano realizamos dia 20 de junho nossa confraria mensal. O lugar escolhido para este mês foi o Restaurante Spettus e como tudo acaba em Pizza no Brasil pedimos para a Assemblage escolher seis rótulos para harmonizarmos com a comida predileta dos brasileiros.


O primeiro vinho apresentado foi um Merlot - Ramirana Chileno - de um vermelho rubi de média intensidade com notas de frutas vermelhas frescas e toques florais. Segundo dados obtidos no site da vinícola,  12% do vinho passou por barricas de carvalho americano. É um vinho bastante simples, acompanhamento ideal para pizzas e queijo provolone. Como não sou nada fã do merlot não gostei, achei o vinho muito forte e com um gosto intenso de vinho colonial, algo que realmente não aprecio. 


O segundo vinho foi um Cabernet Sauvignon - Portal del Alto, também Chileno - seu vermelho é de um rubi intenso e profundo, com reflexos roxos, em seu aroma sedutor podemos sentir fumaça de madeira, especiarias asiáticas, cereja preta e framboesa e nítidas notas de eucalipto e mentol. O ideal é harmoniza-lo com carnes nobres grelhadas e risotos. Vinho que achei bem rico e mais requintado que o primeiro.


O vinho Amicus Cabernet Sauvignon foi o terceiro da noite, também elaborado no Chile, apresenta coloração vermelho rubi profundo com tons violáceos e aroma complexo com notas de ameixas secas e cassis, somadas a notas de baunilha, tabaco e café. Ao paladar revela-se um vinho de grande volume e elegância, com taninos suaves, redondos e doces. Final de boca longo e persistente. É um vinho muito harmonioso e sedoso. Ainda não foi o meu predileto, mas eu gostei. 


O quarto vinho foi o brasileiro Casa Pisani Cabernet Sauvignon e Merlot - Curitiba -  o álcool sobressai bastante deixando escondido seu bouquet aromático, por isso, a vinícola recomenda que ele respire no decanter por uma hora. O exame olfativo supera em muito o paladar, não consegui perceber os  toques de frutas vermelhas e flores também vermelhas, em especial rosa descritos pelo fabricante. Mesmo sendo um vinho premiado eu não compraria, pois achei muito forte e de difícil harmonização.


Da região da Sicília veio nosso quinto vinho - Nero D'Avola di Sicilia 2010 - "Há mais de meio século, uma família histórica de viticultores criou uma das maiores empresas vinícolas do Vêneto. Hoje a empresa trabalha com uvas produzidas nesta zona e também, para prestar um serviço completo para a própria clientela, selecionou e engarrafou vinhos provenientes de diversas regiões da Itália, principalmente da área mediterrânea, como é o caso deste Nero d’Avola. De cor vermelho rubi, apresenta aromas de frutas vermelhas e negras, como framboesas e amoras, leves toques florais sedutores. Na boca tem um corpo leve/médio, alta acidez e taninos redondos e sedosos. Um vinho bastante fácil de tomar", e com certeza o meu predileto. 


E finalmente o Espanhol Splendore proveniente de Ribera del Duero, 100% Tempranillo, são 24 meses de barrica, o vinho exibe uma coloração rubi com reflexos violáceos, com uma boa transparência. Os aromas predominantes são de especiarias e menta, sobrando espaço para as frutas vermelhas. A madeira é imperceptível no nariz e o frescor dado pela menta é notório. Na boca revela-se um vinho com um corpo leve e ao mesmo tempo com ataque de acidez e frescor. Traços de violeta também estão presentes. É um vinho bastante fresco e convidativo, e pelo fato de eu ser uma apreciadora do Tempranillo me agradou muito. 


A noite foi agradável e foi muito bom reencontrar as confrades para colocarmos o papo em dia, o local é ótimo e fomos muito bem atendidas e os vinhos, no geral, foram muito bons, estou falando com base no meu gosto pessoal, pois todos sabemos que gosto é gosto e não se discute. Até a próxima. 

Nota: Como estávamos sem sommelier para fazer a apresentação dos vinhos, pesquisei as descrições nos sites das vinícolas e em blogs especializados, apenas dando minha opinião final em cada vinho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário