sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O recipiente adequado para cada bebida

Num momento de descontração durante o expediente de trabalho iniciamos uma discussão: Qual a taça ideal para cada tipo de bebida? Muito interessante, pois toda e qualquer bebida deve ser apreciada e para que todos os sentidos sejam ressaltados o formato da taça é fundamental. Ou vocês acham que beber vinho em uma xícara é a mesma coisa que apreciá-lo na taça correta?


Não mesmo, pois cada tipo de bebida exige um tipo de taça diferente, isto acontece porque cada bebida deve ser servida e degustada de formas diferentes. A taça  correta garante que a bebida permaneça por mais tempo na temperatura correta, pois elas são produzidas no formato ideal.

Então vamos dar uma olhada em alguns tipos de bebidas e suas taças correspondentes (Fonte: clique aqui):
Champagne: Taça alongada e fina, também conhecida como flûte. Ideal também para espumantes porque preserva melhor a efervescência.

Vinho tinto: É servida em taças maiores e mais bojudas, pois esta bebida precisa de espaço para respirar e se movimentar.

Vinho branco: A taça de vinho branco tem o corpo menor que do vinho tinto, uma vez que deve ser servido gelado o bojo menor evita que a bebida esquente antes de ser completamente bebida.

Martine: A taça tradicional de coquetel é sofisticada e elegante. Ela tem formato triangular e pequena, pois a bebida não pode ser ingerida em grandes quantidades.

Água: Os copos de água são sempre os maiores, já que a bebida não tem gosto nem cheiro ela pode permanecer por mais tempo no recipiente sem perda de qualidade

Cerveja: Conhecido como copo tulipa, pode ser com ou sem base, para garantir que a bebida não esquente.

Drinks e WhiskyCaipirinhas, batidas e o Whisky devem ser servidos em copos baixos e largos, eles acomodam perfeitamente as pedras de gelo ao fundo do copo evitando que a bebida esquente.

Lembrem-se, cada bebida exige um tipo específico de taça. Portanto, capriche neste quesito, eu sempre defendi a ideia de usar, em qualquer situação, o recipiente correto, afinal como eu sempre digo até a água fica esquisita se bebida em qualquer recipiente que não seja um copo, não acham?

Nem todas as fotos deste blog são de minha autoria, caso deseje os créditos por alguma foto ou a sua remoção favor encaminhar e-mail para: crisianiii@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário