sexta-feira, 6 de julho de 2012

Um pouco de poesia

Eu sei que o ano está acabando, mas somente agora recebemos os calendários de 2012 do Judiciário Catarinense, e a demora compensou, estão um luxo e carregados de cultura.

O tema deste ano é a vida e a obra de Cruz e Sousa, catarinense considerado o mais importante escritor simbolista brasileiro. Cada mês traz consigo trechos de suas obras que encantam os amantes da poesia.


"João da Cruz e Sousa nasceu na cidade de Florianópolis, em 24 de novembro de 1861. Filho dos negros alforriados Guilherme da Cruz, mestre-pedreiro, e Carolina Eva da Conceição, desde pequeno recebeu uma educação refinada de seu ex-senhor, o Marechal Guilherme Xavier de Souza – de quem adotou o nome de família Sousa.

Seus poemas são marcados pela musicalidade (uso constante de aliterações), pelo individualismo, pelo sensualismo, às vezes pelo desespero e pelo apaziguamento.

Em seus versos encontram-se também referências à translucidez, à nebulosidade e aos brilhos, assim como a muitas cores.


Em sua obra, ele procurou expressar o elemento transcendente, vago e nebuloso da vida.

O escritor, que recebeu a alcunha de Cisne Negro, faleceu em 19 de março de 1898 no município mineiro de Antônio Carlos, num povoado chamado Estação do Sítio, para onde fora às pressas, vencido pela tuberculose. Seu corpo foi levado para o Rio de Janeiro em um vagão para transporte de cavalos e foi sepultado no Cemitério de São Francisco Xavier.

Em 2007, seus restos foram acolhidos no Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, no centro de Florianópolis, onde permanecem até hoje.

Cruz e Sousa é o patrono da cadeira número 15 da Academia Catarinense de Letras, fundada em 1920."


Uma das citações que adoro e, que por acaso, está descrita no mês de maio (mês do meu aniversário), é Encarnação (Broquéis, 1893), qual seja:

"Sejam carnais todos os sonhos brumos
De estranhos, vagos, estrelados rumos
Onde as Visões do amor dormem geladas..."

Lindo não?


Nem todas as fotos deste blog são de minha autoria, caso deseje os créditos por alguma foto ou a sua remoção favor encaminhar seu e-mail para: crisianiii@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário